Obedecer ou Sacrificar?

Ontem, numa conversa com o Andre, fui surpreendia pelo texto de 1 Samuel 15.1-35 e eu gostaria muito de falar sobre ele. Não terei toda a eloquência de um estudioso ou teólogo mas falarei aquilo que eu e o Andre pudemos absorver disso tudo.

Vou deixar o link do texto numa versão fácil de ser compreendida e confiável para não precisar colocá-lo aqui por extenso: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1sm/15



Aconteceu o seguinte:
Deus decidiu destruir os amalequitas e enviou Samuel até Saul, que era rei de Israel para dizer isso a ele:

Agora vão, ataquem os amalequitas e consagrem ao SENHOR para destruição tudo o que lhes pertence. Não os poupem; matem homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, ovelhas, camelos e jumentos. 
(1 Samuel 15.3)
Deus ordenou a Saul destruir TODO o povo amalequita e não poupar nada. Nem pessoas, nem os animais e nem os bens. Nessa época era comum as pessoas lutarem e capturar o líder, levá-lo para a sua cidade para que ele seja envergonhado diante de todo um povo. Não só o líder mas as suas mulheres e crianças para serem escravizados. Ou então destroem a cidade e levam seus bens como conquista. Mas a ordem de Deus foi: NÃO POUPE NADA! Destrua tudo. Mas não foi isso o que Saul fez.
E Saul atacou os amalequitas por todo caminho desde Havilá até Sur, a leste do Egito.
Capturou vivo Agague, rei dos amalequitas, e exterminou o seu povo.
Mas Saul e o exército pouparam Agague e o melhor das ovelhas e dos bois, os bezerros gordos e os cordeiros. Pouparam tudo que era bom, mas a tudo que era desprezível e inútil destruíram por completo.
(1 Samuel 15.7-9)
Ele, junto com o seu exército destruíram apenas o que, pra eles, não tinha importância e o que tinha valor como o gado e as ovelhas, trouxeram para Israel junto com Agague.
E então o Senhor falou com Samuel e o mandou ir até Saul falar com ele a respeito da sua desobediência. Quando Samuel chegou lá, Saul o cumprimentou e foi logo afirmando "Segui as instruções do Senhor" e Samuel refuta "Então que balido de ovelhas é esse que ouço com meus próprios ouvidos? Que mugido de bois é esse que estou ouvindo?"
E Saul culpa os soldados dizendo que 
"Os soldados os trouxeram dos amalequitas; eles pouparam o melhor das ovelhas e dos bois para o sacrificarem ao Senhor seu Deus, mas destruímos totalmente o restante" e Samuel faz um discurso belíssimo:

"Embora pequeno aos seus próprios olhos, você não se tornou o líder das tribos de Israel? O Senhor o ungiu como rei sobre Israel e o enviou numa missão, ordenando: ‘Vá e destrua completamente aquele povo ímpio, os amalequitas; guerreie contra eles, até que os tenha eliminado’. Por que você não obedeceu ao Senhor? Por que se lançou sobre os despojos e fez o que o Senhor reprova?" 
Disse Saul: "Mas eu obedeci ao Senhor! Cumpri a missão que o Senhor me designou. Trouxe Agague, o rei dos amalequitas, mas exterminei os amalequitas. Os soldados tomaram ovelhas e bois do despojo, o melhor do que estava consagrado a Deus para destruição, a fim de os sacrificarem ao Senhor seu Deus, em Gilgal". 
(1 Samuel 15.17-21)
O que me chama atenção nesse discurso é como Samuel começa ele. A forma como ele coloca Saul no seu lugar de direito e exalta a soberania de Deus. "O Senhor te ungiu", "O Senhor te colocou como rei".
É como se ele quisesse dizer: "Você não está aqui por mérito próprio! Você deve submissão ao Deus que te fez rei." E Saul argumenta que trouxe as ovelhas para serem sacrificadas ao Senhor.

Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei". 
(1 Samuel 15.22-23)
Saul além de não obedecer a Deus, queria se justificar em cima da sua desobediência. Mas não conseguiu e perdeu o seu reinado! Quando Samuel estava indo embora, Saul se agarrou na sua capa (não sei se implorando por misericórdia) e rasgou o manto de Samuel e por conta disso "O Senhor rasgou de você, hoje, o reino de Israel, e o entregou a alguém que é melhor que você."
Samuel matou Agague e o despedaçou e nunca mais encontrou Saul até a sua morte. 








Comentários

Postagens mais visitadas