O homem cortês



Cortês: Cerimonioso, educado, afável, bem-criado, civilizado, fino.

(Suspiro) Ah, esse homem! Aquele com que toda mulher (ou a maioria) sonha desde a sua infância. Eles são os príncipes dos contos de fada. Aqueles que cumprimentam com um beijo na mão, que olham no fundo dos olhos, que sorriem com muito charme, abrem a porta do carro, têm um instinto protetor que derrete qualquer uma e ainda conseguem fazer com que você não se sinta constrangida ou “imerecedora” dele. Mas te faz confiante do seu amor. E eu me recuso a acreditar que eles estão em extinção.

Nós, mulheres, sofremos bem mais quanto às decepções amorosas e isso é inegável. E diante dessa realidade tendemos a desacreditar no romantismo. A beleza do amor hoje é tida como algo próprio de uma infante. Ouvimos constantemente: “Mulheres maduras não acreditam nessas coisas! Isso é coisa de adolescente.”
Sim, as adolescentes veem tudo com menos racionalidade mas isso não impede uma mulher de se apaixonar e nem anula a possibilidade de existência do “tal homem”.

Eles estão por aí. Nos lugares mais diversos do mundo! Temem ao Senhor, prezam pela família e pela definição bíblica de “homem”. Procuram uma mulher relevante, que o auxiliem e tema ao Senhor igualmente. Eles também têm defeitos e não serão necessariamente “sarados e gatões” (se bem que Deus pode agraciar uma ou outra por aí... Louvado Ele seja por isso!). Às vezes serão mais simples, um pouquinho mais cheinhos, magros, não tão altos mas duvido que você considere isso quando der de cara com a personalidade deles.

Ah, eles são sábios e inteligentes. O são porque Deus pôs Sua palavra e temor em seus corações. São frutíferos e desviam-se do mal.
As pessoas testemunham bem dele, do seu caráter, da sua honestidade. Sua família o ama e vão se preocupar em alertá-lo para que você tenha tudo o que ele precisa em uma esposa. E isso vai te dar um certo frio na barriga mas você estará disposta a lutar pra ser uma mulher virtuosa e até mais, se for preciso.
Você estará tão feliz por tê-lo encontrado que as suas orações com lágrimas nos olhos serão: “Deus, ajuda-me a ser a melhor esposa do mundo.”
E isso não é constrangimento! Você não se sente constrangida perto dele. Ele faz com que você se sinta à vontade. Não te oprime!

E sabe qual a melhor parte? Eles não sabem que são tudo isso. Mas nós sabemos e nem conseguimos descrever a alegria em tê-los encontrado. O que nos resta? Glorificar a Deus por estes remanescentes e rogar que os conserve assim para que sejam testemunhos a outros. Amém!

“Como você é belo, meu amado!
Ah, como é encantador!
Verdejante é o nosso leito.
Como uma macieira entre
As árvores da floresta
É o meu amado entre os jovens.
Tenho prazer em sentar-me
À sua sombra;
O seu fruto é doce ao meu paladar.
Ele me levou ao salão de banquetes,
E o seu estandarte sobre mim é o amor.
Por favor, sustentem-me com passas,
Revigorem-me com maçãs,
Pois estou doente de amor.
O meu amado tem a pele bronzeada;
Ele se destaca entre dez mil.
Sua aparência é como o Líbano;
Ele é elegante como os cedros.
Sua boca é a própria doçura;
Ele é mui desejável.
Esse é o meu amado,
Esse é o meu querido,
Ó mulheres de Jerusalém.”
 (Cântico dos Cânticos)



Comentários

Postagens mais visitadas