Sim, eu catequizo minha irmã pequena



Não faz muito tempo que catequizo Sayanne (7 anos) mas, já adianto que têm sido ótimo e uma descoberta e tanto pra mim. Eu tenho enfrentado problemas, sim, em casa desde que abandonei o pentecostalismo e cri nas Doutrinas da Graça, mas tenho sentido muito a necessidade de trazer pra Nanne uma fé sólida, confiável e histórica. Eu fico triste só de pensar na possibilidade de ela crescer e crer em doutrinas estranhas que nada têm a ver com a bíblia, daí decidi catequizá-la.
Estou usando o Catecismo Para Crianças Pequenas que achei na página do Marcus Nati (Brother Bíblia Arte) e gosto dele porque é ilustrado.

Minha família é pentecostal, então, a maioria das coisas que prego vão de encontro ao que eles aprendem na congregação que freqüentam. Eles têm um pé atrás com o catecismo porque, na cabeça deles, é coisa de católico romano. Mas, admito, que isso mudou um pouco de uns dias pra cá e eles têm aceitado bem mais ao veem ela aplicar as questões do catecismo no dia-a-dia.
Essa semana, por exemplo, minha mãe estava fazendo algumas reclamações e perguntava o porquê de as coisas serem do jeito que são. A Sayanne, sentada no sofá, brincando de boneca respondeu automaticamente “Porque Deus decretou assim!”.
Eu, quando ouvi aquilo, vibrei e corri pra o abraço porque essa é uma das questões do catecismo: “Por que tudo é do jeito que é? Porque Deus decretou assim.”

Eu tomo todo o cuidado para que isso não vire um jogo de rivalidade onde Sayanne está no meio e a gente jogando ela de um lado pra o outro. Isso seria uma maldade sem tamanho! Por esse preconceito que têm os pentecostais com o catecismo, eu senti a necessidade de escrever sobre e esclarecer algumas coisas pra evitar situações chatas e constrangedoras.
Falando nisso, já nos aconteceu uma vez e me deixou muito chateada. Sayanne chegou pra mim, com um rosto bem triste e disse: “Samara, fulano me disse que o catecismo é da igreja católica. Não é mais pra a gente estudar”. Eu, com um sorriso no rosto que disfarçava a raiva que eu estava sentindo, falei a ela: “Não, meu amor, essa pessoa sabe nada sobre o catecismo. Ele não é da igreja católica e a gente vai conversar sobre isso depois, ta certo?”.

Então, se você é um desses que acha que pode dizer se devo ou não catequizar Sayanne, peço respeito e, por favor, não interfira na educação dela. Usando as palavras de um amigo, “faz 7 carnavais que nós pulamos no mesmo bloco” e, longe de mim a arrogância, tenho buscado na Escritura o melhor pra ela. Não me atrapalha, por favor!

O QUE É UM CATECISMO, NA VERDADE?
Segundo a wiki, catecismo é um termo grego que, basicamente, significa “instruir a viva voz” para distinguir do ensino realizado através da escrita, ou seja, através dos livros. Enquanto o ensino dos livros é feito individual e silenciosamente, a catequese é feita com a presença de um instrutor, ensinando com falas. Remete ao ensino da religião cristã, dos seus mistérios, princípios e código moral. Geralmente é feita por um ministro da igreja local para preparação de crianças e neófitos para confessar a fé ou para a primeira comunhão, dependendo da igreja.
A catequese é a parte principal da iniciação cristã e creio que todos os que iniciam na vida cristã têm que ser catequisados ou crescerão sem o mínimo conhecimento sobre a sua fé, que é o que vemos por aí.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O CATECISMO?
“Ao que está sendo instruído na Palavra, partilhe todas as coisas boas com aquele que o instrui.” (Gálatas 6.6) Estudiosos dizem que a palavra grega que foi usada para traduzir “instruído” é a mesma palavra que usamos para traduzir as variantes de “catecismo”.
Então, em Lucas 1.4 vemos que Teófilo foi “catequizado”.

OS JESUÍTAS E OS FRANCISCANOS
Estes foram os responsáveis pela catequização dos povos indígenas que habitavam o Brasil. Eles usaram um tipo de ensino chamado de catequese narrativa, é uma forma de ensino tipicamente judaica, muito utilizada por Jesus para que o ouvinte pudesse entender e identificar-se com o conceito a ser transmitido.  A narrativa permite que o ouvinte partilhe com o narrador uma série de tradições culturais e morais que facilitam a compreensão da mensagem cristã.

POR QUE CATEQUISAR ALGUÉM?
“A catequese é muito importante para converter e fortalecer a fé dos fiéis: como por exemplo, desperta nas crianças e jovens o desejo de seguir Jesus, acreditando na verdade e sabedoria de seus ensinamentos.” (Autor Desconhecido – Wikipédia)

QUEM USA O CATECISMO HOJE EM DIA?
O contrário do que pensa a maioria, o catecismo não é apenas usado por católicos e nem foram eles que inventaram o tal. Existe uma lista de diversos catecismo que vou colocar mais à baixo e, até onde eu sei, as igrejas protestantes que catequisam são as que usam confissões históricas como a Presbiteriana e a Batista (lembrando que batistas pentecostais e arminianas não catequisam), que é a que congrego atualmente, entre outras.

ALGUNS CATECISMOS

  • Didaquê
  • Catecismo da Igreja Católica (Católico)
  • Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (Católico)
  • Catecismo de São Pio X (Católico)
  • Catecismo Maior de Lutero (Protestante)
  • Catecismo Menor de Lutero (Protestante)
  • Catecismo de Heidelberg (Protestante)
  • Catecismo Kalleyano (Protestante)
  • Breve Catecismo de Westminster (Protestante)
  • Catecismo Maior de Westminster (Protestante)
  • Catecismo Batista (Protestante)

Eu recomendo a você que têm criança em casa, seja primo, irmão, filho, sobrinho, catequize-os porque todos, sem exceção, precisar vir ao conhecimento da verdade. Lembre-se que você não tem poder de convencer ninguém, o Espírito Santo que o faz. Minha oração quanto à Sayanne é “Senhor, põe a Tua palavra e temor em seu coração” porque eu sei que eu não tenho esse poder e se o Snehor não salvá-la, não é o catecismo que vai fazer isso.
Aos jovens reformados (me incluo) que conheceram a reforma a pouco tempo, que está estudando, invista no departamento infantil. Pegue seu irmão, separa um dia na semana e catequiza ele.
O Catecismo Menor de Lutero é ótimo e bem completo. Tem os sacramentos, os dez mandamentos... vai em frente, cara, sua família precisa de você.
Fora que você também cresce com isso!


Que Deus nos ajude a cumprir sua ordenança de pregar o evangelho a toda criatura.

Comentários

  1. Deuteronômio 6 nos ensina a inculcar o ensino às nossas crianças. Inculcar é repetir e repetir, até que elas possam reproduzir. Isto é catequizar. Que Deus esteja com você nessa missão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Escreva seu comentário aqui e assim que eu ler, te respondo!

Postagens mais visitadas